segunda-feira, 28 de março de 2011

Citações matemáticas de "O homem que calculava"


Na realidade nunca tive um bom relacionamento com a Matemática, mas há um escritor, chamado Malba Tahan* que sempre me ajudou bastante a ver a matemática para além do que me foi "mal" ensinado no passado, vou em alguns momentos neste compartilhar algumas ideias de seus livros, sendo o mais famoso deles "
O homem que calculava", vou transcrever algumas frases ditas por algumas de suas personagens:

"Da incerteza do cálculo é que resulta o indiscutível prestígio da Matemática." - Beremiz Samir.

"É preciso desconfiar sete vezes do cálculo, e cem vezes do calculista." - Provérbio indiano dito pelo rei El-Harit, na anedota contada por Iezid Abul-Hamid.
"A Geometria existe, como já disse o filósofo, por toda a parte. É preciso, porém, olhos para vê-la, inteligência para compreendê-la e alma para admirá-la." - Beremiz Samir.

"Cultivar a ciência pela utilidade prática, imediata, é desvirtuar a alma da própria ciência!" - Beremiz para o califa e seus convidados.

"Por ter alto valor no desenvolvimento da inteligência e do raciocínio, é a Matemática um dos caminhos mais seguros por onde podemos levar o homem a sentir o poder do pensamento, a mágica do espírito." - Beremiz para o califa e seus convidados.

*Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza, professor de Matemática que, além de conhecê-la a fundo, possuía uma didática excepcional, além de um raro talento para a literatura. Sabia motivar os jovens e lecionar Matemática em clima de Mil e Uma Noites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário